sexta-feira, 26 de abril de 2013

"O DILEMA DO BOM BAIANO"





SALVADOR-BA

foto ssa_1

"O DILEMA DO BOM BAIANO"



Eu sou da Bahia seu moço sou sim
me orgulho de ser um moço baiano
gosto de gingar capoeira
e o meu sangue nas veias
é tipo A de africano


me orgulho do lugar que nasci
lá tem arte cultura tem mais
tem calor muitas praias bonitas
das Vitórias tem até  Conquista
abará  acarajé é só lá que faz


não gosto que ninguém mangue de mim
do sotaque que eu falo  senhor
fico danado com motivo e razão
não nasci pra ser de tolo atração
se não quer me enfezar me da razão por favor


lá na terra a onde eu nasci
é de encantar as tuas meninas
tem café feijão cacau
conhecido é o seu carnaval
tem a chapada diamantina


lá tem a baixa do sapateiro
também tem o pelo-rinho
lá só  fica pra titio
quem não vai atrais do trio
lá ninguém fica sozinho


você que vê o que a baiana tem
nem carece ir até lá
tem simplicidade educação
pra cozinhar tem boa mão
ela tem muito amor pra dar


a Bahia é de todos os santos
dos filhos do nosso Senhor
é de Pedro é de Joaquim
é de João é de Martins
é de Rita é também de Leonor


quem ainda não cantou uma cantiga
de Gil de Betânia de Caetano
e da trôpicalhas a lembrança trais
dos bons tempos dos festivais
da época dos bons baianos


não caçoo de ninguém pra não ser caçoado
pilera se faz com quem te pilera
se buli com esse baianinho
é como em cobra boli no ninho
ele fica seu moço direitinho uma fera


mas o baiano é de coração bom
não gosta de briga não gosta do mal
mas também não é de brincadeira
olha só ele joga bem capoeira
é só tocar o tambor e tocar berimbau


eu sou da Bahia eu sou  do interior
no entanto lá eu muito viajei
não sou tabaréu nem desenformado
conheço bem por lá um bocado
por isso é que é que de lá muito eu sei


terra de poeta e também de cantor
terra desejada e também terra bonita
terra de labuta e também terra festeira
terra de seriedade também  de brincadeira
terra que dos poetas tem muitas coisas escritas


o branco que a baiana veste
representa a paz da cidade
quem quer conhecer a Bahia
não tem hora e nem tem dia
pode ir bem cedo pode ir de tarde


o dedo de Deus pintou a Bahia
o dedo de Deus pintou picos e vales
é tão bonito o meu lugar
que eu não me canso de falar
do que eu não falei eu falo mais tarde !


"FIM"

Poesia : O dilema do bom baiano.

Poeta : Jose severino da silva neto.

Data : 26-04-2013.













Nenhum comentário:

Postar um comentário