segunda-feira, 17 de junho de 2013

"MENINO DE RUA"






       Você  já  imaginou seu filho vivendo assim...Esses também são filhos de Deus. E aí, vai ficar parado ?


O que fis de errado para não ter  uma casa e morar na rua
olha seu homem eu passo fome se eu  não esmolar
queria tanto curti bem a  minha infância
eu choro quando vejo como eu outra criança
com cadernos nas mãos indo pra escola estudar


hei você que está ai do outro lado me olhando no computador
você pode me servir um instante da sua atenção
já que você no facebook curti comenta posta compartilha
quero com você compartilhar como é minha vida
desde já sou grato pelo seu ato de me dar atenção


meu nome eu aprendi que é Pivete
e o meu apelido me colocaram de Jão
sou uma criança moradora de rua
não tive a mesma sorte que a sua
de ter uma casa e pra viver mais razão 


meus brinquedos eu mesmo é que faço
quando estou revirando os sacos de lixo
sempre aparece uma lata velha  enferrujada
aparentemente ela não presta mais pra  nada
pra mim eu faço dela um brinquedo e capricho


eu uso e abuso da minha imaginação
amarro a lata num teco de barbante
e fazendo pi u i   pi u i  faço a brincadeira
imaginando que venho de um porto de areia
transportando areia  na vasculhante


incutido  as vezes com o brinquedo
até esqueço que sou menino de rua
é até bom pois ameniza o sofrimento
sem eu perceber passa ligeiro o tempo
mas a minha vida de miséria  continua


a minha cama não é macia igual a que vende na loja    
a minha não tem lençol nem tampouco coxão
a minha cama é um velho banco de praça
a onde a noite um  frio  medonho me abraça
e  a minha coberta é um pedaço de papelão


sempre rezo pra de noite não chover
quando  Deus resolve a chuva mandar                  
eu corro para debaixo de um   toldo
nunca bastante sempre bem pouco  
no chão da calçada eu me pego a deitar


não ter um teto pra morar é muita judiação        
na rua eu sofro e não entendo o porque
nem conheci a minha mãe que morreu drogada
e o meu pai que foi preso quando roubava
eu  nem se quer pedi pra nascer fazer o que


não tenho hora certa para fazer refeição
as vezes alguém me paga um um sanduíche
mas eu me viro comendo do lixo
que bom se eu não precisasse disso  
que bom  se a miséria não existisse


eu queria tanto frequentar uma escola
logo eu iria aprender a ler e escrever
ai eu iria enviar  para os políticos uma cartinha
eu não iria pedir pra eles uma esmolinha
apenas  o cumprimento do que prometeram fazer


não faz muito tempo que um político me cumprimentou
me deu um beijo e tirar uma foto comigo fez ele questão
era um homem vistoso de gravata bem vestido
me lembro que sorrindo falou ele comigo
que se fosse eleito ele iria da jeito da minha situação


ouvi alguém dizer que ele foi eleito
mas aqui na rua nunca mais ele apareceu
eu até fico um pouco preocupado
vai saber se de tanto trabalhar o coitado
de cansaço não aguentou e morreu


o que eu mais acho humilhante morando na rua
é ouvir alguém dizer que menino de rua é ladrão
é verdade que tem menino que gosta de roubar
mas tem também os que sabem se virar
sem subtrair nada de nenhum cidadão


eu queria tanto ter ferias escolar
brincar de bola rodar pião empinar um pipa
eu não queria ser um menino de rua                        
eu só queria ter uma vida um polco igual a sua             
e não essa que tenho que  é tão sofrida


pra mim todo dia é dia igual
não muda nada na minha rotina
é pedir uma esmola aqui outra acolá
é mais pão duro do que mole pra mastigar
é tudo igual em cada esquina


já tenho dez anos de idade de vida
e muitas coisas ainda não aprendi
nunca fui em um aniversário com festa
ainda não sei andar de bicicleta
o que sei é que até aqui eu muito  sofri


como que se não bastasse a vida ingrata que levo
de vez em quando da polícia tomo um tapa na cara
eles me falam que quando eu crescer vou ser bandido
e que vão me esperar pra trocar tiro comigo
que coisa mais feia  maldosa e sem graça 


se Deus quiser logo esse alento na minha vida termina 
vou crescer e num bom emprego vou trabalhar
vou poder comprar cadernos  livros e ir pra escola
e também vou encontrar alguém que me de bola
ai eu caso e no caso vou uma família poder montar


mas enquanto isso não acontece
me perdoa mas tenho que ir acolá
obrigado por ter me dado atenção
é que cheio de  lixo eu vi passar o caminhão
com a refeição  que eu vou rangar 


agora eu só te peço um favor 
você pode ai no seu computador compartilhar 
a minha história que te contei
pode ser no facebook ou talvez
a onde o seu coração desejar !


        
"FIM"

Poesia : Menino de rua.

Poeta : Jose severino da silva neto.

Data : 17/06/2013.












              









  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário